sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SHABAT SHALOM M@IL - PARASHÁ SHOFTIM 5770

BS"D
 
DIAGNÓSTICO CORRETO - PARASHÁ SHOFTIM 5770 (13 de agosto de 2010)
 
"Yaacov morava em uma pequena cidade do interior e era uma pessoa muito simples e ingênua. Certa vez, quando estava na casa de alguns parentes na cidade grande, começou a se sentir mal e foi levado ao hospital por seu primo Moshé. O médico diagnosticou uma doença muito grave cuja cura só era possível se tratada rapidamente. Yaacov foi informado que o tratamento era doloroso e que deveria ser iniciado o mais rápido possível. Mesmo assim Moshé viu seu primo se levantar e sair do consultório médico sem se importar com tudo o que havia escutado. Moshé correu atrás dele e perguntou:
 
- Você está louco? Você não escutou o diagnóstico do médico? Você precisa ser internado imediatamente para iniciar o tratamento!
 
- Yaacov balançou a cabeça negativamente e disse:
 
- Eu não estou preocupado com o que este médico disse e não quero tratar-me com ele. Na cidade onde eu moro eu conheço um bom médico, de quem sou muito amigo. O mais importante é que ele é muito bonzinho, tem um ótimo coração, ajuda a todos na cidade. Tenho certeza de que ele me dirá que minha doença não é tão grave e que o tratamento pode ser bem mais leve.
 
Moshé não acreditou no que escutou. Entre gargalhadas explicou para seu primo ingênuo:
 
- Não seja tolo! O diagnóstico não depende do médico ser bonzinho ou não. O problema está em você, no seu corpo, e não no médico. Adiar o tratamento somente vai piorar ainda mais a sua saúde"
 
Assim nos comportamos quando nossas vidas espirituais estão em risco e nós, ao invés de ficarmos preocupados, vivemos como se nada estivesse acontecendo...
 
********************************************
 
Entramos no último mês do ano, Elul, o mês de preparação para o julgamento de Rosh Hashaná. Ensinam os nossos sábios que em Rosh Hashaná todos os nossos atos passam diante do Criador do Universo. É neste dia que tudo o que ocorrerá no nosso próximo ano é decretado: nossas alegrias e nossos sofrimentos, o que ganharemos e o que perderemos, os sucessos e os fracassos, a saúde e as doenças. Deveríamos estar preocupados, nos preparando para o dia do julgamento. Mas a maioria das pessoas não se preocupa. Por que?
 
A resposta está na Parashá desta semana, Shoftim. Assim começa a Parashá: "Juízes e policiais colocarás em todos os teus portões... e eles julgarão o povo com um julgamento justo" (Devarim 16:19). O entendimento mais simples do versículo é que temos a obrigação de estabelecer a justiça no mundo, através de juízes para realizarem os julgamentos e de policiais para garantirem o cumprimento da lei. Mas nos ensina um grande sábio conhecido como Shlá Hakadosh que este versículo também nos traz uma lição de vida muito importante. Os portões aos quais a Torá se refere são os portões existentes no ser humano: os olhos, as orelhas, as narinas e a boca. Todos estes portões podem ser utilizados para o bem ou para o mal. Os olhos podem ser utilizados para o estudo, mas também podem ser utilizados para nos puxar na direção dos desejos sem limites. Os nossos ouvidos podem ser utilizados para escutar ensinamentos de Torá e músicas que alegram nosso coração, mas também podem ser utilizados para escutar Lashon Hará (maledicência) de outra pessoa. A boca pode ser utilizada para incentivar e consolar, mas também pode ser utilizada para ofender e magoar. Do que depende a boa ou má utilização dos nossos "portões"? Da supervisão do "juíz" que temos dentro de cada um de nós. Quem é este juíz? O nosso intelecto. Ele nos dirige, nos dá claridade, nos ajuda a fazer o que é correto na vida.
 
Porém, vemos no mundo tantas pessoas fazendo coisas erradas. Se todos têm um intelecto, e este intelecto nos leva a fazer o que é correto, por que cometemos tantas transgressões? Pois da mesma forma que um juiz precisa da força policial para colocar em prática seus decretos, assim também é o nosso intelecto. Somente sabermos o que é correto não é suficiente, precisamos de uma "força policial" que nos leve a fazer o bem na prática e não apenas em pensamentos. Que força é esta? O temor a D'us.
 
Em geral o ser humano foge do conceito de temor a D'us, pois não gostamos de sentir medo. Preferimos amar a D'us, lembrar que Ele é misericordioso e bondoso, pensar em quantas coisas boas Ele nos faz a cada instante. Se já sentimos amor, por que então temos que sentir temor por D'us? Pois existem  dois tipos de medo, um positivo e um negativo. O medo negativo é aquele que nos paralisa, que nos bloqueia. Quando uma pessoa está atravessando a rua e vê um carro vindo em sua direção, se ela fica paralisada de medo pode morrer atropelada. Mas há também um medo positivo, um medo que nos leva a mudar. Quando uma pessoa tem medo de ladrões, ela constrói um muro de proteção, ela coloca sensores, ela reforça a porta de casa. Este medo é positivo, pois ajuda a tomar atitudes, a mudar, a melhorar. É este medo que a Torá quer de nós, um medo positivo, que nos faça melhorar.
 
Mesmo quando o intelecto nos diz o que é correto, nem sempre conseguimos fazer na prática. O intelecto é reflexo da nossa alma, soprada dentro de nós pelo Criador do mundo. A nossa alma quer trabalhar, quer aproveitar cada instante da vida para adquirirmos eternidade. Mas a alma foi colocada dentro de um corpo material, "pesado", que está conectado com o mundo físico. A alma quer levantar de manhã para ir rezar, mas o corpo quer dormir mais. A alma quer no final do dia ir até a sinagoga estudar um pouco de Torá, o corpo quer ir para casa assistir televisão no sofá. A luta entre o corpo e a alma é constante. O que nos possibilita vencer a guerra? O temor a D'us é que nos impulsiona a crescer espiritualmente e a vencer nossos impulsos naturais, que normalmente nos levam a cometer transgressões. Nossos sábios explicam que um pássaro que quebra uma das asas não pode voar, pois o vôo somente acontece quando as duas asas trabalham com força. O mesmo ocorre com o amor e o temor a D'us, cada um deles é uma das nossas "asas espirituais" que nos possibilita voar. Somente o amor não nos leva a um crescimento espiritual verdadeiro.
 
Mas apesar do temor a D'us ser algo tão importante para o nosso crescimento espiritual, estamos muito longe deste sentimento. A prova disso é que, apesar do julgamento de Rosh Hashaná estar tão próximo, estamos tranquilos, não mudamos nada no nosso cotidiano. Por que? Pois pensamos que D'us é tão misericordioso que não há com o que se preocupar. Qual o grande erro deste pensamento? O julgamento de Rosh Hashaná é uma verificação da nossa realidade espiritual. Da mesma forma que a bondade do médico não muda a saúde de seu paciente, assim também  misericórdia de D'us não muda nossa situação espiritual, que nós mesmo construímos durante o ano utilizando nosso livre arbítrio. A bondade de D'us não apaga os erros que nós cometemos, pois isto seria uma enganação, isto seria contra o próprio propósito da criação. Se trabalharmos a idéia de que somos responsáveis por cada erro que cometemos durante o ano e prestaremos conta de cada um deles, então começaremos a despertar o temor a D'us em nossos corações. Um temor positivo, que nos levará a mudanças de atitude.
 
D'us é muito misericordioso e bondoso. Ele nos criou apenas para nos fazer o bem. Ele criou o universo apenas para nos dar a oportunidade de nos conectarmos a Ele através dos nossos próprios atos. Mas isso não significa que D'us "fecha os olhos" para os nossos erros. Cada ato tem consequências e temos que assumir nossas responsabilidades. Não podemos viver dando desculpas por nossos erros.
 
D'us mostra Sua misericórdia ao nos dar a possibilidade da Teshuvá, o retorno aos caminhos corretos, o conserto dos nossos erros através do arrependimento sincero. Elul é o mês da Teshuvá. É o "sprint" final da corrida, o momento no qual podemos mudar tudo. É a chance de um novo começo. Que possamos aproveitar a oportunidade.
 
"Não podemos voltar e criar um novo início, mas podemos começar hoje a escrever um novo final"
 
SHABAT SHALOM
 
"SHETICATEV VETECHATEM BESSEFER CHAIM TOVIM" (QUE SEJAMOS INSCRITOS E SELADOS NO LIVRO DA VIDA).
 
Rav Efraim Birbojm
 
**************************************************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT:
São Paulo: 17h30  Rio de Janeiro: 17h16  Belo Horizonte: 17h24  Jerusalém: 18h46
**************************************************************************
 
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Frade (Fanny) bat Chava, Chana bat Rachel, Léa bat Chana; Pessach ben Sima, Eliashiv ben Tzivia; Chedva Rina bat Brenda; Israel Itzchak ben Sima; Eliahu ben Sara Chava; Avraham David ben Reizel; Yechezkel ben Sarit Sara Chaya; Sara Beila bat Tzvia; Estela bat Arlete; Ester bat Feige; Moshe Yehuda ben Sheva Ruchel; Esther Damaris bat Sara Maria; Yair Chaim ben Chana; Dalia bat Ester; Ghita Leia Bat Miriam; Chaim David ben Messodi; David ben Beila; Léia bat Shandla; Dobe Elke bat Rivka Lie; Avraham ben Linda; Tzvi ben Liba; Chaim Verahamin ben Margarete; Rivka bat Brucha; Esther bat Miriam, Sara Adel bat Miriam, Mordechai Ghershon Ben Malia Rachel, Pinchas Ben Chaia, Yitzchak Yoel Hacohen Ben Rivka, Yitzchak Yaacov Ben Chaia Devora, Avraham Ben Dinah, Avraham David Hacohen Ben Rivka, Chaya Perl Bat Ethel, Bracha Chaya Ides Bat Sarah Rivka, Tzipora Bat Shoshana, Levona Bat Yona e Havivah Bat Basia, Daniel Chaim ben Tzofia Bracha, Chana Miriam bat Chana, Yael Melilla bat Ginete, Bela bat Sima; Israel ben Zahava; Nissim ben Elis Shoshana; Avraham ben Margarita; Sharon Bat Chana; Rachel bat Nechama, Yehuda ben Ita, Latife bat Renee, Avraham bem Sime, Clarisse Chaia bat Nasha Blima, Tzvi Mendel ben Ester, Marcos Mordechai Itschak ben Habibe, Yacov Eliezer ben Sara Masha, Yossef Gershon ben Taube, Shalom ben Aliah.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) do meu querido e saudoso avô, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L, que lutou toda sua vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possa ter um merecido descanso eterno.
 
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Avraham ben Ytzchak, Joyce bat Ivonne, Feiga bat Guedalia, Chana bat Dov, Kalo (Korin) bat Sinyoru (Eugeni), Leica bat Rivka, Guershon Yossef ben Pinchas; Dovid ben Eliezer, Reizel bat Beile Zelde, Yossef ben Levi, Eliezer ben Mendel, Menachem Mendel ben Myriam, Ytzhak ben Avraham, Mordechai ben Schmuel, Feigue bat Ida, Sara bat Rachel, Perla bat Chana, Moshé (Maurício) ben Leon, Reizel bat Chaya Sarah Breindl; Hylel ben Shmuel; David ben Bentzion Dov, Yacov ben Dvora; Moussa ben Eliahou HaCohen, Naum ben Tube (Tereza); Naum ben Usher Zelig; Laia bat Morkdka Nuchym; Rachel bat Lulu; Yaacov ben Zequie; Moshe Chaim ben Linda; Mordechai ben Avraham; Chaim ben Rachel; Beila bat Yacov; Itzchak ben Abe; Eliezer ben Arieh; Yaacov ben Sara, Mazal bat Dvóra, Pinchas Ben Chaia, Messoda (Mercedes) bat Orovida, Avraham ben Simchá, Bela bat Moshe, Moshe Leib ben Isser, Miriam bat Tzvi, Moises ben Victoria, Adela bat Estrella, Avraham Alberto ben Adela, Judith bat Miriam, Sara bat Efraim, Shirley bat Adolpho, Hunne ben Chaim, Zacharia ben Ytzchak, Aharon bem Chaim, Taube bat Avraham, Yaacok Yehuda ben Schepsl, Dvoire bat Moshé.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
 
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome da mãe, mas para Leilui Nishmat deve ser enviado o nome do pai).